Dicas sobre como limpar as orelhas dos cães

É fácil para as orelhas de um cão ficarem contaminadas com parasitas, bactérias e leveduras devido à curvatura da orelha. Orelhas de cachorro sujas não são apenas fedorentas e desconfortáveis. Se os detritos ficarem presos, pode ocorrer uma infecção. É por isso que é extremamente importante verificar regularmente as orelhas do seu cão e evitar possíveis problemas de saúde no caminho.Dicas sobre como limpar as orelhas dos cães

Cães com orelhas sujas

Raças com orelhas flexíveis (ou seja, cocker spaniels, poodles e basset hounds) são mais vulneráveis ​​a infecções e têm orelhas mais sujas por natureza. Além disso, cães com alergias são mais vulneráveis ​​a infecções do que aqueles sem alergias. Todos os cães, independentemente da raça e tipo de orelha, devem ter seus ouvidos verificados e limpos regularmente.

Vejas outras dicas de cachorros:

O que são ácaros da orelha em cães?

Os ácaros da orelha em cães também são conhecidos como ácaros otedectes cynotis e geralmente são bastante leves. No entanto, os ácaros podem se tornar mais complicados e a irritação pode se intensificar. Cães com ácaros da orelha normalmente coçam as orelhas e balançam a cabeça excessivamente. Se seu cão balança a cabeça demais, um hematoma pode se formar no ouvido. É quando o sangue se acumula no ouvido devido à quebra de um vaso sanguíneo. Os ácaros da orelha são altamente contagiosos e podem se espalhar para outras partes do corpo, mas não afetam os seres humanos.

Solução de limpeza de orelha de cão

Quer saber onde você pode comprar um bom limpador de ouvido para cães? Abaixo estão duas das soluções mais bem avaliadas:

Como limpar as orelhas dos cães

Agora que você lavou a orelha do seu cão, é importante cuidar de infecções de ouvido em nossos companheiros caninos. Deixar as infecções de ouvido de um cão sem vigilância pode levar a perda de audição ou outros possíveis danos.

Antes de começar a limpeza, faça o seguinte: Compre uma solução de limpeza confiável (consulte as recomendações acima) e tenha muitas bolas de algodão nas proximidades. É importante não usar cotonetes, pois eles podem empurrar detritos ainda mais para dentro do ouvido.

Lave as mãos antes de começar e use luvas, para não arriscar mais problemas. Agora você está pronto para começar a limpeza.

  1. Para começar a limpeza, comece do lado de fora e entre no local. Certifique-se de limpar todas as áreas da orelha que puder alcançar.
  2. Em seguida, molhe uma bola de algodão com o limpador e limpe a parte interna da aba da orelha do cão.
  3. Adicione solução de limpeza a outra bola de algodão e limpe a parte interna da orelha. Pare quando sentir alguma resistência. Você não quer empurrar muito longe no ouvido e causar danos. Embora o canal auditivo canino seja muito mais longo e tenha um formato diferente do nosso, é muito mais difícil danificar o tímpano.
  4. Se você notar que as bolas de algodão estão extremamente sujas ou sentir um cheiro ruim, considere agendar uma consulta com seu veterinário.
  5. Não se esqueça de dar ao seu cão muitas guloseimas e atenção por ser tão bom!

Aqui está um vídeo mais detalhado mostrando como esse veterinário limpa as orelhas dos cães. Uma boa dica que ele menciona é conversar com seu veterinário sobre a limpeza antes do início. Dessa forma, você sabe com que frequência limpar os ouvidos e que tipo de solução de limpeza é melhor para o seu cão.

Vá ao veterinário primeiro

Não tente limpar as orelhas do seu cão se você não se sentir confortável com o processo. Você odiaria causar danos ao seu filhote. Em vez disso, agende uma consulta com o veterinário para uma limpeza.

Observe como o veterinário realiza a limpeza e faça as perguntas que você desenvolver durante o processo.

Depois de ter sido instruído pelo seu veterinário, quando seu cão ficar com as orelhas sujas, você terá confiança e conhecimento para limpá-las. E você pode reduzir os custos das visitas ao veterinário com cuidados preventivos e um plano de bem-estar para animais de estimação.

Seu filhote está propenso a orelhas sujas?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.