Cachorro pode comer batata doce? Benefícios e riscos

Se seu cão acabou de roubar a batata doce do seu prato, você deve estar pensando: cachorro pode comer batata doce? você precisa saber:

Este vegetal de raiz é na verdade um ingrediente comum em muitos alimentos para cães, e os cães tendem a digerir bem a batata doce, desde que esteja cozida e não crua. 

Analisamos as evidências, pesamos os prós e os contras e saímos a favor desse vegetal. Aprenda as maneiras mais saudáveis ​​de alimentar o seu cão com batata doce para que você possa incluí-las na dieta do seu cão. 

CACHORRO PODE COMER BATATA DOCE CRUA OU COZIDA? 

A batata doce (e seu primo, o inhame) afetam o corpo do seu cão de maneira diferente, dependendo de como e como são cozidas. Veja diferentes maneiras de preparar batata doce e se elas são boas ou não para cães. 

Batata doce crua

A batata doce crua é muito fibrosa para o seu cão digerir com segurança. Se eles comerem grandes quantidades de batata doce crua, ela pode se acumular em seu sistema digestivo e causar um bloqueio intestinal.

Também conhecido como  obstrução gastrointestinal, um bloqueio é uma condição séria e às vezes com risco de vida. 

Não alimente o seu cão com batata doce crua. Se ele comer, observe-o cuidadosamente nos próximos dias.

Vômitos, diarréia, perda de apetite, baixos níveis de energia, corcundas e gemidos são todos sinais de um bloqueio intestinal.

Leve seu cão ao veterinário imediatamente se notar algum desses sinais. 

Cachorro pode comer batata doce Assada?

Se você assar uma batata doce até ficar macia, você pode compartilhá-la com seu cachorro, mas não adicione manteiga, sal, pimenta, açúcar ou marshmallows. 

Essas coberturas podem ser nossas favoritas, mas não são saudáveis ​​para nossos cães. E como os cães não são tão exigentes quanto nós, eles vão pensar que este tubérculo é perfeitamente saboroso sem coberturas. 

Cachorro pode comer batata doce Cozida?

A fervura é provavelmente a  maneira mais saudável de preparar batatas doces para o seu cão. Essa técnica suaviza a pele e a polpa das batatas, quebra alguns de seus amidos e pode facilitar a digestão dos antioxidantes e outros nutrientes. 

As batatas doces cozidas também têm um índice glicêmico mais baixo do que as batatas doces assadas, o que significa que elas terão menos probabilidade de aumentar o açúcar no sangue do seu cão.

Batata Doce Frita

Se você está pensando em compartilhar batatas fritas com seu cachorro, pense novamente. A fritura é uma das preparações menos saudáveis ​​para qualquer alimento, e as   frituras são tóxicas para os cães . 

As batatas doces fritas estão cheias de gorduras não saudáveis, o que pode levar à pancreatite se nossos cães as comerem em grandes quantidades. Alimentos fritos também têm sido ssociados a vários tipos de câncer em humanos. 

Embora nós, donos de cães, possamos optar por comer frituras de qualquer maneira, nossos cães não podem fazer uma escolha, temos que escolher por eles. 

Batata doce desidratada

O processo para desidratar uma batata doce é semelhante ao cozimento, mas você o fará em uma temperatura muito mais baixa por muito mais tempo.

Você pode fazer batata doce desidratada no forno ou em um desidratador. 

Quando estiverem todas secas, armazene-as em temperatura ambiente e use-as como guloseimas caseiras para cães.

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE PARA CÃES

Contanto que você a prepare corretamente, assanda, fervida ou desidratanda sem adicionar temperos ou coberturas, a batata doce pode ser um ótimo lanche para o seu amigo peludo.

Para obter todos os benefícios para a saúde deste vegetal, deixe a casca. A casca da batata doce tem quase 10 vezes a quantidade de antioxidantes que o resto do vegetal. 

Aqui estão os nutrientes que seu animal de estimação pode obter ao comer batata doce:

Vitamina C: Este antioxidante ajuda a apoiar o sistema imunológico do seu cão. O corpo do seu cão normalmente produz vitamina C suficiente por conta própria, então isso é considerado um nutriente não essencial.

No entanto, uma dose extra pode ajudar a apoiar cães mais velhos e cães com sistema imunológico enfraquecido. 

Vitamina B6: Este nutriente essencial ajuda o corpo do seu cão a produzir proteínas, hormônios e neurotransmissores. 

Betacaroteno: o corpo do seu cão converte betacaroteno em vitamina A, um nutriente essencial que ajuda a manter a pele, a pelagem, os nervos e os músculos funcionando adequadamente.

Este nutriente também é abundante em manga, mamão, cenoura e abóbora para cães

Cálcio: Este mineral é essencial para um crescimento saudável. Mas mesmo que seu cão tenha terminado de crescer, ele precisa de cálcio para sustentar seus ossos, músculos e sistema nervoso.

Potássio: Como eletrólito, o potássio ajuda o coração, os nervos e os músculos do seu cão a funcionar corretamente. Também pode ajudá-lo a manter níveis de energia saudáveis. 

RISCOS POTENCIAIS DA BATATA DOCE PARA CÃES

Sempre que você alimentar seu cão com um novo alimento, existe o risco de que ela não acabe bem, mesmo que seja um saudável para cães.

Embora a batata doce seja considerada segura para cães a curto prazo (elas não são tóxicas e os donos de cães relatam muito poucas reações adversas), os efeitos a longo prazo da alimentação com batata doce são pouco compreendidos. 

Perturbação Digestiva 

Qualquer novo alimento pode causar dor de estômago, vômito ou diarréia, especialmente se você o alimentar em grandes quantidades. Frutas e vegetais são ainda mais propensos a causar essas reações por causa de sua alta fibra alimentar. 

Sempre introduza novos alimentos em pequenas quantidades com apenas algumas mordidas de cada vez. Se o seu cão não está acostumado a uma dieta rica em fibras, apoie seu sistema digestivo com   probióticos e abóbora.

Bloqueio intestinal

Isso vale a pena repetir: alimentar cães com batata doce crua pode levar a um bloqueio intestinal. Se você notar algum dos sinais de obstrução intestinal que mencionamos, vá ao seu veterinário imediatamente. 

Alto índice glicêmico

Enquanto a batata doce fervida pode diminuir seu índice glicêmico, o número permanece alto em comparação com muitas outras frutas e vegetais.

Esta não é uma preocupação para cães saudáveis, mas se você tem um cão diabético, ou se seu cão sofre de obesidade, evite este vegetal. 

ENTÃO, CACHORRO PODE COMER BATATA DOCE? 

A curto prazo, os cães podem comer batata doce. Este vegetal está cheio de nutrientes que podem beneficiar o corpo do seu cão e tem muito poucos riscos a curto prazo.

Como todos os novos alimentos, a batata doce pode causar dor de estômago quando você a introduz na dieta do seu cão.

Comece alimentando pequenas qualidades deste alimento, apenas algumas mordidas de cada vez e apoie o sistema do seu cão com probióticos e abóbora.