Alimentação natural para cães: como calcular

Montar o cardápio de alimentação natural para cães pode gerar diversas dúvidas, principalmente para quem está começando a fazer a transição da ração para uma alimentação natural. Esse é um assunto que precisa ser bem estudado para garantir a saúde do animal e a oferta dos nutrientes que ele realmente precisa.

Quando o assunto é alimentação natural para cães, não se está falando da alimentação igual a da humana ou de restos.

Os cães exigem uma alimentação especial para eles, com um cardápio especial equilibrado com vitaminas e minerais essenciais para a saúde do animal.

É por isso que a discussão entre ração ou alimentação natural é tão complexa. Afinal, mesmo com os contras relacionados a ração, quando de qualidade (como uma ração premium), ela garante o fornecimento adequado de nutrientes.

Para que você tenha uma segurança ainda maior no preparo da alimentação natural para cães, recomenda-se que você faça um bom curso de alimentação natural para cães.

Alimentação natural para cães_ como calcular

Qual a quantidade ideal de comida natural para oferecer ao pet?

Essa é a principal pergunta quando se trata de alimentação natural para cães. Isso porque as embalagens das rações costumam informar a quantidade que deve ser oferecida para o animal.

Mas, e quando é você o responsável pela dieta do seu cão?

Uma forma simples de dosar a quantidade de comida natural para cachorro é utilizando a nossa calculadora de quantidade de alimentação natural para cães, que faz o calculo de porção de comida de acordo com o peso do cão.

Conheça nossos livros de receitas para cães: 🍏🐕

↪↪ Receitas de comida saudável para cães

↪↪ Receitas de biscoitos para cães


Assim, para um cão de até 3 quilos, 200g de comida por dia é suficiente. Já para cães de 36 kg a 40 kg são necessários 1,3 kg de comida diariamente.

Recomendado:  Alimentação Natural para Cães - Guia passo a passo

E o seu pet? Precisa de quantas gramas de comida por dia? 

Além da quantidade de comida também é preciso considerar a qualidade da comida oferecida.

O equilíbrio ideal para a alimentação do seu pet é:

  • 35% carboidratos,
  • 30% de carnes desossadas,
  • 30% vegetais,
  • 5% vísceras.

Mesmo com esses parâmetros para criar comida natural para cachorro é importante que você leve seu pet a um veterinário para fazer uma avaliação da saúde do cão.

Converse com o veterinário sobre a vontade de iniciar a introdução de comida natural para cachorro e siga as instruções que forem compartilhadas.

Principais alimentos usados na alimentação natural para cães

Em sua maioria, são ingredientes fáceis de encontrar no nosso dia a dia. Abaixo uma relação dos principais:

  • Proteínas: peixe, frango, boi, ovos, cordeiro, porco, coelho, além de vísceras de animais (fígado, língua, coração, baço, rins, pulmão)
  • Carboidratos e fibras: abobrinha, chuchu, vagem, rúcula, brócolis, cenoura, beterraba, inhame, batata doce, mandioca, ervilha, arroz integral, lentilha, psyllium, extrato de yucca, entre outros
  • Gorduras: óleo de coco, óleo de borragem, óleo de peixe, banha suína

Já alguns alimentos devem ser evitados na dieta dos cães, por serem de difícil digestão ou potencialmente tóxicos, como carambola, cebola, chocolate, leite, pão, salsicha, uva, café, macadâmia, entre outros.

Quanto custa uma alimentação natural para cães?

Muitos tutores podem se assustar com a diferença de preço entre as rações e uma dieta natural balanceada. No entanto, se pensarmos na qualidade dos alimentos que estão sendo oferecidos, o custo-benefício é muito válido. Tanto é verdade que a alimentação natural para cães balanceada feita em casa pode ser consumida até por você – mas apostamos que ninguém quer nem provar a ração, certo?

Recomendado:  Alimentação natural para cães filhotes

O valor exato a ser gasto por mês vai depender de algumas variáveis:

  • Local onde os alimentos são comprados
  • Variedade de ingredientes que serão oferecidos
  • Porte e estilo de vida do seu cão e o quanto ele deve comer por dia
  • Quantos quilos de alimento você vai comprar de uma vez
  • Maior ou menor necessidade de suplementação de minerais e vitaminas

Se o custo for maior do que o da ração, vale a pena avaliar a qualidade de vida e a longevidade que você poderá oferecer ao seu peludo!

Por que aderir à alimentação natural para cães?

Quando preparada adequadamente, com um cardápio adequado, a alimentação natural para cães tira da alimentação do cão aditivos químicos, transgênicos, conservantes e corantes.

Permitindo que seu cão tenha uma alimentação muito mais saudável, com melhor absorção de nutrientes e melhoria para toda a saúde.

A mesma coisa acontece com você, quando abandona os alimentos industrializados.

Entre os benefícios em optar pela alimentação natural podemos citar:

  • melhora do sistema imunológico, diminuindo o número de doenças que atingem o animal,
  • pelos mais macios e brilhantes, com menos quedas ajudando na manutenção da sua casa limpa,
  • mais disposição e energia para brincadeiras e para o dia a dia. Ninguém quer seu animal quietinho, triste e fraco, não é mesmo?,
  • eliminação de aditivos químicos e outras substâncias como corantes e conservantes,
  • fezes mais firmes e sequinhas,
  • longevidade, alguns estudos começam a apontar que a alimentação caseira, quando bem construída, ajuda a aumentar o anos de vida do seu parceiro,
  • controle da obesidade, entre outros.

Lembre-se sempre de oferecer um cardápio equilibrado, para obter todos os benefícios citados acima, e que realmente possam ser aproveitados na alimentação natural para cães.

Como começar a preparar comida natural para o pet?

Estudando e também indo ao veterinário e fazer alguns exames no pet (principalmente de sangue) também é uma etapa fundamental para garantir que tudo ficará bem e será feito para melhorar a saúde desse animal.

Recomendado:  Quais os Benefícios da Comida Natural Para Cachorro?

Hoje em dia você já encontra cursos que ensinam tutores a criarem um cardápio de comida natural para cães, que seja equilibrado e atenda às demandas nutricionais de cada animal.

Além claro, de ensinar receitas deliciosas que vão deixar o seu cachorro ainda mais feliz na hora da refeição.

Acredite, esse passo pode tornar a sua rotina com a alimentação natural do seu cachorro, muito mais simples  e saudável. Além dos cuidados indispensáveis com seu cão nessa transição de alimentação, pois é necessário montar o cardápio e tudo de acordo com as indicações do veterinário.

O conhecimento será essencial para garantir que seu cachorro receba todos os nutrientes que precisa em sua alimentação e fique saudável e livre dos alimentos processados.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.