O que saber sobre fobias de fogos de artifício em cães




Lidando com o medo de fogos de artifício em cães – Cães e fogos de artifício não combinam. Muitos cães têm medo de fogos de artifício. A fobia de ruído é um medo bastante comum para cães.

fogos de artifício em cães

Essa fobia pode incluir trovoadas e fogos de artifício. Os cães tendem a achar os ruídos altos e imprevisíveis e as exibições brilhantes de luz verdadeiramente assustadoras.

Mesmo um cão aparentemente confiante pode tremer com os sons desconhecidos de fogos de artifício. A boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a passar pelas festividades.

Dessensibilize seu cão ao som de fogos de artifício

Se você tiver algum tempo antes  de uma queima de fogos  em sua vizinhança, você pode começar a ensinar seu cão a permanecer calmo em resposta aos sons. Isso é chamado de dessensibilização.

Alguns passos simples podem ajudar.

1 – Encontre um vídeo ou gravação de fogos de artifício.
2 – Reproduza o vídeo no volume mais baixo possível algumas vezes durante o dia.
3 – Combine o som dos fogos de artifício com coisas que seu cão gosta, como guloseimas , refeições, tempo de carinho ou um jogo de cabo de guerra .
4 – Lentamente, comece a aumentar o volume do vídeo ao longo de vários dias e continue a combinar o som dos fogos de artifício com coisas boas para o seu cão.

Se em algum momento seu cão começar a mostrar sinais de medo , diminua o volume para um ponto em que ele se sinta mais confortável.
Repita isso várias vezes ao dia até que seu cão possa ouvir os sons dos fogos de artifício em um volume bastante alto sem ficar com medo.

Saiba que uma gravação de fogos de artifício ainda não é a mesma coisa real. No entanto, reproduzir a gravação dessa maneira pode ajudar a reduzir o medo e a ansiedade causados ​​pelos fogos de artifício.

Ajude a aliviar os medos do seu cão

Se você não tem tempo para se preparar para os fogos de artifício, ou se a dessensibilização não acabou completamente com o medo de fogos de artifício do seu cão, existem outras maneiras de ajudar.




Não mude seu comportamento. Muitas pessoas se sentem compelidas a tentar acalmar seus cães quando o cão está mostrando sinais de medo. Nós os acariciamos mais do que o habitual, os abraçamos e falamos com eles em vozes suaves.

Em vez de aliviar os medos de um cão, no entanto, isso geralmente reforça os comportamentos de medo do cão. Ao dar atenção extra a um cão medroso antes que ele mostre progresso no treinamento, você está realmente validando e recompensando o comportamento atual que está tentando mudar.

Tente não reagir aos fogos de artifício sozinho. Se você pular ou ficar tenso ao ouvir fogos de artifício, pode piorar o medo do seu cão. Sua linguagem corporal pode dizer ao seu cão que há uma razão real para ter medo.

Afogue o som dos fogos de artifício. Tente ligar o rádio ou a televisão e mantenha as janelas fechadas durante os fogos de artifício. Um ventilador ou ar condicionado (se o seu cão não tiver medo desses sons) também pode ajudar. Também estão disponíveis tampões de ouvido com bloqueio de ruído para cães.

tampões de ouvido com bloqueio de ruído para cães

Não empurre seu cão além de sua zona de conforto. Permita que ele se esconda se ele se sentir mais confortável em sua caixa ou debaixo da cama. Não o puxe para fora ou tente forçá-lo a se aproximar dos fogos de artifício na tentativa de acostumá-lo aos sons.

Isso pode resultar em um aumento do medo, e um cão assustado pode se tornar agressivo se for empurrado além de seu nível de conforto.

Lidando com o medo severo de fogos de artifício de um cão

No caso de uma fobia grave, pode não haver nada que você possa fazer sozinho para aliviar o medo do seu cão. Se o seu cão apresentar esse alto nível de medo, converse com seu veterinário sobre opções como medicamentos.

Seu veterinário pode prescrever um medicamento anti-ansiedade ou sedativo para manter seu cão calmo durante os fogos de artifício.

A medicação pode ser a única resposta para o seu cão passar pelos fogos de artifício nesta temporada. No entanto, você pode começar a se preparar para o futuro com um programa de dessensibilização.

Um treinador também pode ser muito útil. Em casos graves, você pode não ser completamente bem-sucedido em erradicar a fobia, mas pode aliviar um pouco o medo do seu cão.

Veja também:

Deixe o cachorro em casa

Mesmo que seu cão não tenha medo de fogos de artifício, é sempre melhor deixá-lo em casa se você for ver fogos de artifício. Um cão assustado pode tentar fugir e procurar abrigo se for forçado a assistir a uma queima de fogos.

Muitos abrigos de animais relatam uma alta taxa de incidentes com animais perdidos em datas festivas.

Enquanto você estiver fora, seu cão deve ser mantido em um espaço seguro e à prova de fuga (como sua caixa ou um quarto confortável). Se possível, coloque algum tipo de ruído branco para abafar o som dos fogos de artifício próximos.

Próximo artigo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.