Adestramento de pets: nunca é tarde para começar!

Descubra como você pode adestrar o seu pet da melhor forma.

Não é de hoje que os cães são os nossos melhores amigos. Eles são companheiros, leais, muito animados e fazem os nossos dias mais alegres.

Também é comum vermos que alguns cães são adestrados, apesar de que muitos ainda acreditam que isso é sinônimo apenas de alguns truques.

Quando adestrado de forma correta, ele resulta na melhora do relacionamento entre o pet e o tutor, estreitando a relação, criando uma comunicação entre a família e o cachorro.

Hoje vamos destrinchar um pouco sobre esse assunto e como você pode adestrar o seu amigo de estimação, mesmo que ele já esteja na sua fase adulta. Vamos lá!

adestramento de cães

O que é adestramento de cães?

O adestramento de cães tem como objetivo ensinar o pet a ter disciplina por meio de treinos regulares.

Os truques de obediência básica, como dar a pata, sentar e deitar são feitos por muitas pessoas que desejam ter um animal educado.

Entretanto, a disciplina também é utilizada em outros casos mais específicos, neste caso, podemos dar o exemplo dos cães da polícia.

Esses cães são adestrados para farejar vestígios de drogas, para proteger e guardar o humano.

Para que o animal atenda o seu comando e modifique seu comportamento, é necessário que o processo de adestramento seja sistemático.

Esse treino também precisa ser contínuo e organizado, para que o cão consiga desenvolver as habilidades necessárias ao seu entendimento.

Desse modo, o treino envolve um mecanismo de repetições e ações como uma forma de consolidar os ensinamentos que fazem parte do adestramento.

Atualmente, as técnicas mais utilizadas de adestramento consistem em reforços positivos ou adestramento inteligente.

Isso quer dizer que, ao realizar o comportamento solicitado pelo treinador, o cão é recompensado com algo que ele goste, por isso é comum vermos os donos distribuindo petiscos após um acerto do pet.

Benefícios do adestramento

O adestramento oferece uma série de benefícios tanto para o tutor quanto para o cachorro. Além de resolver problemas de comportamento do animal, a técnica também melhora a comunicação.

Outro benefício é o divertimento para o animal com as atividades positivas, uma vez que elas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade do pet, contribui para a convivência e relacionamento do tutor com o bichinho.

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que se trata o adestramento de cães, vamos dar algumas dicas essenciais para o adestramento de cães.

Lembrando que todas essas coisas são simples e fáceis de fazer, basta paciência, persistência e dedicação para deixar seu cãozinho mais educado.

Repita todos os comandos

Para os cães respeitarem seus comandos, é necessário que o processo de aprendizagem seja feito através da repetição e associação.

Os movimentos devem ser feitos várias vezes até que o cachorro associe que a atitude é positiva.

É importante que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, como sentar, ficar parado, deitar, dar a patinha e não latir.

Mas, se não for possível treiná-lo quando filhote, é sempre importante ressaltar que não existe idade certa para isso.

O animal filhote aprende mais rápido em comparação ao mais velho. Porém, cães podem aprender a vida toda, não existe idade para educá-los.

Tenha bastante paciência

Adestrar cães é um processo que pode demorar, uma vez que exige repetições, recompensas e muito carinho.

Por isso, é necessário ter paciência nos momentos em que o pet está disperso e teimoso. Não grite, brigue ou use a violência com o seu amigo de quatro patas, isso apenas o fará sentir medo, e não necessariamente aprender.

Acredite que seu animal de estimação é capaz de aprender e, quando menos esperar, ele estará fazendo diversos truques que lhe deixarão orgulhoso.

Dê uma recompensa

Dar alguns petiscos que o cão mais gosta quando ele obedece é a maneira mais assertiva para ele lembrar-se dos comandos básicos do seu adestramento.

Qualquer reforço positivo, como: carinho, ração ou brinquedo, o processo de aprendizagem se acelera consideravelmente.

Crie uma rotina

Como citamos anteriormente, o adestramento de cães exige uma série de repetições para que o pet consiga compreender as atividades propostas.

Por isso, crie uma rotina e sempre reserve um tempinho para adicionar truques na rotina do animal.

Além da atividade ser divertida para você e para ele, quando o cachorro aprende um comando ele se torna mais disciplinado e fica mais fácil para aprender novos truques.

Contudo, se você tiver alguma dificuldade ou dúvida sobre o adestramento, você pode consultar um profissional ou uma clínica veterinária e entender os melhores e eficientes métodos para o seu amigo de quatro patas.