Como Cortar Unha De Cachorro? Dicas e cuidados necessários

Os cães requerem tratamentos de higiene especiais tanto quanto os humanos. O corte de unhas de cães, por mais chique que possa parecer, não é apenas um tratamento de beleza, mas uma ação que deve ser executada regularmente para a saúde do animal.

Mas afinal, como cortar unha de cachorro?

As unhas crescidas podem, de fato, levar a uma dor intensa e afetar negativamente a vida do cão, por isso os donos devem se manter atentos com este cuidado básico.

Como cortar unha de cachorro é uma parte essencial da saúde do pet, este artigo com uma lista de coisas para fazer e não fazer no próximo corte de unhas, pode ajudar a tornar o momento menos doloroso.

Como cortar unha de cachorro e porque é um cuidado essencialComo Cortar Unha De Cachorro? Dicas e cuidados necessários

Os cães que estão acostumados a andar em terreno macio (como parque ou gramado) podem ter mais dificuldade em controlar o comprimento de suas unhas, em comparação com os cães que andam em terrenos difíceis (concreto ou asfalto), já que estes últimos tendem a desgastar naturalmente as unhas.

No entanto, apenas o terreno sobre o qual o cão caminha não é o único fator crucial. É preciso estar atento também aos seguintes pontos:

  • Predisposição genética;
  • Tipo de raça canina;
  • Hábitos alimentares;
  • Quão ativo é o cão;

Quando as unhas dos cães são muito longas, isso não apenas leva à dor. Defeitos posturais podem ser outro resultado, causado pela mudança de peso do cão.

Os piores cenários são erros na hora de pisar ou lesões nas patas. Nesse caso, as unhas continuam a crescer e podem chegar até um comprimento onde tocam o chão. Isso afeta significativamente a qualidade da vida diária do seu cão.

Assim que as unhas tocarem o chão e crescerem além da pata o, é um sinal de que elas são definitivamente muito longas e que é hora de agir! Ao ouvir as unhas do cão estalando ou vê-las entortando para o lado quando ele anda ou corre, saiba que é hora de apará-las.

Instruções passo a passo para aparar unhas de cães

Etapa 1: Prepare os equipamentos

  • Cortador de unhas para cães / tesouras / moedor;
  • Tesouras;
  • Lanterna (para unhas escuras);
  • Opcional: bálsamo.

Quando tudo estiver pronto e separado é preciso deixar o cão confortável. É comum que ele fique nervoso, por isso, é interessante ter alguns petiscos por perto. Isso dará a ele uma maior sensação de segurança!

Etapa 2: definir a faixa de corte

É preciso ser extremamente cauteloso ao definir a faixa de corte, porque as unhas são abastecidas com sangue e um corte mal direcionado pode levar a grandes dores.

É mais fácil definir a faixa de corte correta se o cão tiver unhas de cores claras.Cortar Unha De Cachorro

As patas dianteiras são mais suscetíveis ao crescimento das unhas do que as patas traseiras.

É possível usar uma lanterna para identificar a área de suprimento de sangue se as unhas forem claras.

Já nas unhas escuras não é possível ver o suprimento de sangue facilmente e pode ser mais complicado encontrar o ponto de corte correto.

A faixa de corte perfeita é geralmente logo antes do suprimento de sangue. É recomendado sempre cortar paralelamente ao fundo.

Etapa 3: Cortando a unha!

Quando for definida a faixa de corte ideal, o cão deve estar parado em uma posição relaxada. Se não houver sangue no final de todo o processo e o cão se comportar como se nada tivesse acontecido, deu tudo certo.

Apare as unhas a cada duas semanas para manter o comprimento ideal. No final do processo, é possível suavizar a pele ao redor das unhas com um pouco de bálsamo específico para pata, mas a escolha é opcional.

Etapa 4: recompensa pós-show!

O dono não deve esquecer de recompensar o cão depois. Assim, o animal pode associar o “procedimento desagradável” de aparar as unhas com algo positivo e isso pode reduzir o medo nas próximas vezes.

E se ele sangrar após o corte de unhas de cães?

Mesmo quando se é muito cauteloso, sempre é possível que algo dê errado durante esse processo. Não é necessário entrar em pânico se observar um pouco de sangue na unha do cão.

Em vez disso, é recomendado que se tente interromper o fluxo sanguíneo e impedir que qualquer sujeira entre em contato com a ferida, para evitar infecções.

Se o fluxo sanguíneo não parar após 30 minutos, é necessário entrar em contato com o veterinário.

Se não for possível entrar em contato com o veterinário e precisar agir rapidamente, é recomendado o uso de lápis ou pó hemostático (à venda em todas as farmácias) para estancar o sangramento nas feridas ou tentar aplicar alguns cubos de gelo no local.

Artigos recomendados:

conclusão

O cuidado em como cortar unha de cachorro geralmente é ignorado pelas pessoas porque elas tendem a ver apenas o “fator de beleza”.

Mas o tratamento das unhas continua sendo uma parte essencial dos cuidados regulares com a saúde e higiene do cão. Nas primeiras vezes pode ser mais complicado saber como cortar unha de cachorro, mas com a prática tende a se tornar uma tarefa mais simples.

Caso o dono não se sinta seguro pode recorrer a ajuda especializada em pet shops ou pedir a um amigo mais experiente para mostrar na prática como é realizado o procedimento.

É muito importante, no entanto, garantir as ferramentas apropriadas na execução do serviço, facilitando o processo e aumentando o conforto e segurança do cão.

Os animais são criaturas puras, que enchem a casa de alegria e oferecem amor incondicional.

Por isso, os tutores devem sempre garantir o melhor cuidado que podem e assegurar o bem-estar do cão.

Saber como corta unha de cachorro é crucial para um cão mais saudável e feliz!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.