Cachorro Pode Comer Amendoim?

Quem tem um pet sabe que, ocasionalmente, há o impulso de dar um petisco ou outro além dos biscoitos caninos. Será que cachorro pode comer amendoim?

O amendoim faz muito bem à saúde dos humanos, mas é sabido que nem tudo o que é considerável saudável também é adequado para os cachorros.

É realmente importante estudar cada alimento antes de alimentar os bichinhos.

O artigo de hoje irá tratar sobre o amendoim em específico, pois é algo muito comum de se dar aos cães. É costume dar um grãozinho quando o amendoim está em mãos, é realmente difícil resistir à carinha dos pets.

Cachorro pode comer amendoim: verdade ou mentira

Antes de responder se o cachorro pode comer amendoim, é interessante entender um pouco mais sobre esse petisco que está sempre na mesa dos bares e em comemorações.

O amendoim, cujo nome científico é arachis hypogaea, é um grão muito versátil e, principalmente no Brasil, é encontrado em diversos pratos da culinária − quando é época de festa junina, o petisco se faz ainda mais presente.

Aparece na paçoca, em bolos, sorvetes, doces, enfim, não há quem não goste de algum dos pratos feitos com o grão. Inclusive os pets, que se sentem atraídos, assim como os humanos.

É importante ressaltar que o amendoim sempre foi visto como um vilão, pois é um alimento com alto valor calórico e possui óleo vegetal em grande quantidade.

Dessa forma, o alimento seria maléfico até mesmo para os humanos, quem dirá para os pets. Entretanto, a gordura presente no amendoim é considerada o que é chamado de “gordura boa”.
Sendo assim, o amendoim faz bem ao homem e, sim, cachorro pode comer amendoim também.

Obviamente que tudo deve ser feito com moderação. Se até para os humanos o consumo de amendoim em excesso é prejudicial, para os pets (que são mais restritos à alimentação) isso é ainda mais perigoso.

O ideal é que as porções sejam ministradas com cautela. A quantidade depende do tamanho de cada cachorro.

Benefícios do amendoim para os cachorros

Os cães não somente podem comer amendoim, como o grão também é muito benéfico à saúde dos pets. A lista a seguir mostra os principais componentes do grão:

  • Antioxidantes naturais – O amendoim possui os chamados antioxidantes naturais, como o Ômega 3 e o Ômega 9.
    A família do ômega ajuda na prevenção da degradação celular e também combate problemas cardiovasculares. Isso porque os antioxidantes bloqueiam a ação dos radicais livres e reduzem o LDL nas artérias.
  • Vitamina E – A Vitamina E é imprescindível para a qualidade de vida e saúde dos cães. Ela é um dos antioxidantes potentes presentes no amendoim.
    Além de todos os benefícios proporcionados pela classe dos antioxidantes, a vitamina E também tem a capacidade de trazer mais saúde e brilho aos fios dos cachorros.
    Os músculos e o sistema reprodutor também são afetados positivamente por essa substância.
  • Vitaminas do complexo B – O complexo B é muito importante para os humanos e para os cães. O cachorro pode comer amendoim e deve, pois a deficiência em Complexo B é perigosa.
    A biotina, por exemplo, presente no complexo B, é responsável por proporcionar pelos mais saudáveis aos cães, assim como uma pele mais saudável também.
    Já a Vitamina B1, conhecida como Tiamina, é uma substância fundamental no processo de síntese de energia. Ou seja, a Tiamina ajuda o organismo a transformar alimentos em energia.
    A niacina, que é a famosa vitamina B3, é responsável por ajudar na produção de colágeno da pele. Apesar de ser revestida por pelos, a pele dos cães também precisa de cuidados.
    A vitamina B9 é o conhecido ácido fólico, que auxilia nas funções do organismo do cão.
  • Manganês – Dentre muitos minerais presentes no amendoim, o manganês se faz muito notável. Isso porque faz bem à saúde e não é encontrado facilmente nos alimentos.
    O manganês é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, é importante para a formação dos músculos.

Dessa forma, é muito importante − principalmente − para os cães idosos e filhotes.Cachorro Pode Comer Amendoim

Mas é preciso cuidado.

Como já foi dito nesse artigo, apesar de que cachorro pode comer amendoim, é importante ressaltar que as porções não devem ser ministradas da mesma forma que para os humanos.

Mesmo sendo muito benéfico à saúde, o amendoim continua sendo calórico e o excesso irá proporcionar aumento de peso. Isso é muito prejudicial aos cães.

Além disso, a forma com que se oferece o amendoim também é diferenciada. É comum encontrarmos amendoim das mais diversas maneiras: frito, doce, com chocolate, dentre outros.

O ideal é que o amendoim seja sem nenhum condimento, inclusive sal. Se for dar o grão aos cães, ele deve ser apenas assado, nada além disso.

Veja também:

Como oferecer amendoim para cachorros?

O amendoim, como já dito, deve ser dado com moderação aos cães. Deve ser visto como um mimo pelo dono e pelo pet também, dessa forma, não é NADA recomendado misturar muitos grãos na ração ou coisas do gênero.

O grão pode ser usado, por exemplo, quando o dono está tentando ensinar ao cão algum comando. Quando o pet conseguir, ganha um amendoim (um único).

Também é importante introduzir o amendoim aos poucos na dieta, pois ele contém muito óleo vegetal e isso pode provocar dores de barriga e até diarreia no pet.

No caso de filhotes, é recomendado não dar nada além de ração, sendo assim, é importante que o dono evite comidas estranhas.

A dose irá depender de cão para cão, levando em conta a raça, tamanho e idade do pet.

Nesse caso a maior recomendação é procurar o veterinário responsável pelo cão. Além de ser o profissional mais adequado para responder essa questão, também conhece o histórico do pet.

Pasta de amendoim é permitido?

O cachorro pode comer amendoim, mas e pasta de amendoim? A resposta e surpreendente: sim!

No entanto, é preciso checar os ingredientes. A pasta deve conter APENAS amendoim e nada de açúcar.

Caso contrário, o dono estará dando ao cão um alimento industrializado e cheio de açúcar.

Resumindo, cachorro pode comer amendoim, mas isso deve ser feito com moderação e o amendoim não deve conter NENHUM condimento.

E você? costuma dar amendoim para o seu cachorro? deixe seu comentário…


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.