Quem procura uma raça de cachorro que possa ser muito companheira, e que proporcione momentos de troca intensa de carinho pode pensar em ter um Shih Tzu. Esse cãozinho é realmente muito sociável e amável.
Podemos dizer que essa é uma das raças que faz mais sucesso atualmente. E não é para menos: esse tipo de cachorro convive bem com crianças e outros animais, precisa de pouco espaço para viver, é extremamente dócil e etc.
Mas para conseguir oferecer todo o cuidado e a qualidade que o seu cãozinho merece é importante compreender melhor como funciona a raça e quais são as suas peculiaridades, comportamento e tudo mais.
Trouxemos um material completo a respeito do Shih Tzu, e vamos lhe dar todas as informações relevantes a respeito dessa raça. Entenda quais são as suas características mais marcantes, e saiba sobre as necessidades mais importantes de um Shih Tzu.
Shih Tzu – pelagem e comportamento!
Para começar vamos falar sobre a pelagem e o comportamento do Shih Tzu. Com certeza os pelos são um dos grandes atrativos para quem acaba aderindo a essa raça. Isso porque eles são lindos e fazem com que o cachorro fique ainda mais fofinho.
Como é o pelo?
Esse é um cachorro de pelo longo, que precisa ser tosado com frequência. Quando você deixa o pelo do Shih Tzu crescer, ele fica com um aspecto liso podendo criar ondas nas extremidades. É um pelo muito fino e delicado, o que acaba fazendo com que seja mais propício a nós.
Para cuidar dos pelos é importante fazer a manutenção com escovação diária. Isso vai evitar que os fios se embolem e formem os tão temidos nós. Para evitar isso alguns tutores optam pela chamada Tosa Bebê.
Ela confere um visual de filhote mesmo para cachorros adultos, e é mais higiênica e cuidadosa, o que faz com que os pelos fiquem bonitos e saudáveis. Você obviamente pode dar banho em seu Shih Tzu em casa, mas um local especializado poderá garantir um maior cuidado ao pelo de seu pet.
Saiba mais sobre a saúde de seu cachorro!
Também vamos esclarecer um pouco como é a saúde dessa raça. O Shih Tzu é um animal pequeno, o que passa um aspecto mais fragilizado. Mas ele costuma ser muito saudável, sendo que precisa de atenção em um ponto: os olhos.
Essa raça é caracterizada pelos globos oculares mais saltados, o que faz com que essa parte do corpo fique mais exposta a diversas lesões como ceratites, úlceras de córnea, olho ressecado, acidentes e etc.
Para evitar grande parte disso, você deve garantir uma boa higienização dos olhos, e deve cuidar para que essa região não desenvolva alergias nem problemas variados. Você deve limpar semanalmente utilizando produtos próprios para pets, eliminado toda a secreção que acumula.
Cuidados com os dentes:
Também é legal cuidar dos dentes de seu Shih Tzu, como é aconselhável cuidar da dentição de todos os cães, para evitar doenças como gengivite, apodrecimentos dos dentes e infecções. O aconselhável é que o tutor garanta a escovação semanal.
No mais, o seu Shih Tzu deve sempre visitar o veterinário. Problemas de otite e algumas alergias na pele são comuns, mas podem ser tratados rapidamente se forem devidamente acompanhados.
Como se comportam esses animais?
Com relação ao comportamento do Shih Tzu não se preocupe: é um dos cães mais fáceis de lidar! Eles são amáveis, se adaptam facilmente em diferentes ambientes, se dão bem com outros animais e são cachorros perfeitos para convivência com crianças.
É claro que como todo animal de estimação eles precisam de passeios. O passeio vai ajudar o cachorro a gastar energia, o que acaba refletindo em seu bom comportamento, pois ele terá menos disposição para “destruir” as cosias da casa.
Então é importante passear diariamente. Eles são muito sociáveis, e é bom permitir que o seu cachorro mantenha contato com outros animais durante o passeio, além de ver outras pessoas.
Comportamento:
Uma das preocupações de tutores novatos de Shih Tzu é se essa raça é obediente ou faz jus a sua carinha de terrível. A boa notícia é que esses cães costumam ser muito obedientes, sim. A má notícia é que podem haver exceções.
Mas isso não deve ser motivo para maltratar ou se desfazer de seu cachorro – aliás, nada que o animal faça justifica essa atitude. Se você percebe que o seu Shih Tzu parece do tipo malcriado, então vale a pena apostar em um adestramento para conseguir encontrar ume equilíbrio.
O Shih Tzu e o adestramento – ele pode aprender rapidamente?
Existem algumas raças que possuem um pouco mais de facilidade para aprendizagem. Mas o Shih Tzu é considerado um cão inteligente, sim. A única questão a respeito dele é que podem ser necessárias mais repetições para que ele consiga compreender um comando.
Por isso é legal entregar o adestramento de seu animal a um profissional qualificado, que já tenha alguma experiência com essa raça em especial, pois ele vai reconhecer o comportamento e saberá como ensinar o animal de forma mais prática.
Coprofagia:
Um comportamento que é muito comumente percebido entre os animais da raça Shih Tzu é a coprofagia, o hábito de ingerir as próprias fezes. Alguns estudiosos dizem que esse é um comportamento genético.
Existem terapias e tratamentos que são destinados a esse problema e ajudam a conter o consumo das fezes. Mas é importante que o Shih Tzu se consulte com um veterinário antes, pois nenhum medicamento deve ser dado sem antes ouvir a opinião de um especialista.
Então, se você tem um cachorro que costuma comer as fezes saiba que esse é um comportamento que se repete na raça, mas que pode ser corrigido com o acompanhamento e especialistas.
No mais, o Shih Tzu é um cachorro muito companheiro e amável, perfeito para quem tem casa pequena, crianças ou outros animais, e quer manter a paz. Não se deve contar com o Shih Tzu como cão protetor, mas com certeza como um melhor amigo para qualquer situação.