Raças de cachorros de pequeno porte

As raças de cachorros de pequeno porte têm ganhado cada vez mais a atenção dos brasileiros. Muita gente tem escolhido esses animais, e eles são perfeitos para companhia de crianças, idosos e adultos.

Existe uma grande variedade de cães de pequeno porte que hoje são muito procurados. Um dos motivos principais é o fato de a maioria das pessoas vive em apartamento, e eles são perfeitos para esses ambientes.

Mas é importante conhecer mais sobre esses animais, e entender quais são as necessidades e as peculiaridades das raças de cachorros de pequeno porte. E você não precisa se preocupar: preparamos um material especial sobre isso.

Está a fim de ter o seu próprio pet pequeno? Então veja quais são as nossas dicas, e acompanhe tudo sobre as principais raças. Escolha o melhor cachorro para você e saiba como proporcionar qualidade de vida ao animal!

Conheça as principais raças de cachorros de pequeno portecachorros de pequeno porte

A variedade de raças de cachorros de pequeno porte é realmente grande. Vamos listar aqui apenas alguns dos preferidos dos brasileiros, e que são cachorros que realmente fazem muito sucesso entre o público.

Ter um cachorro grande requer uma série de cuidados. Para começar, esses animais demandam maior atenção com o passeio, precisam se exercitar e etc. Com alguns cachorros de pequeno porte isso muda um pouco!

Embora eles também precisem de passeios e afins, uma raça pequena também é mais “compacta” em sua criação.

Veja quais são as raças mais famosas, e entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Yorkishire Terrieryorkishire terrier

Eles são realmente uma fofura, e podem ser encontrados não apenas em tamanho pequeno, mas também na versão “Mini”. É o animal perfeito para quem tem crianças, para quem quer um companheiro fiel e para quem tem pouco espaço.

PapillonPapillon

Essa é uma raça um pouco menos conhecida no Brasil, mas que também desperta verdadeira paixão em quem a conhece. Esse animal é lindo, além de ser um grande companheiro para qualquer idade, sendo sempre amável e muito inteligente.


Shih TzuShih Tzu

Para quem sonha em ter um cachorrinho com pelo lindo com certeza essa é uma boa escolha. Eles são elegantes e muito afáveis. Mas atenção: o Shih Tzu demanda um cuidado especial com a pelagem, por isso é um cachorro para quem tem mais tempo e até dinheiro.

Terrier EscocêsTerrier Escocês

Um dos cachorros de pequeno porte que não perde a pose de parrudo é o Terrier Escocês. Por isso mesmo ele é perfeito para adultos e para crianças mais velhas. Isso porque pode ser um cachorro mais protetor, e estranhar outras pessoas e animais.

Qual cachorro pequeno escolher?

Como saber qual raça é a mais adequada?

Além desses que citamos acima, existem muitos outros cachorros de pequeno porte. E para escolher o melhor para você e para a sua família, o mais indicado é dedicar algum tempo para fazer uma pesquisa a respeito desses animais, entendendo como se comportam e quais são as suas peculiaridades.

A seguir vãos apresentar algumas outras raças e apresentá-las com apenas uma palavra!

  • Pug: fidelidade;
  • Cavalier: carinho;
  • Maltês: beleza;
  • Lhasa Apso: companheiro;
  • Buldogue Francês: divertido;
  • Fox paulistinha: guarda;
  • Pinscher: enérgico.

Lembramos que apesar de os animais apresentarem padrões de comportamento dentro de cada raça, cada cachorro possui uma personalidade, e também é influenciado pelos cuidados de seu tutor.

Assim sendo, é função do dono garantir o bem-estar do animal, de modo que ele se torne educado e sociável, sem traços de agressividade e até mesmo sem problemas de convivência com outros animais.

Quais são os cuidados básicos com um cachorro de porte pequeno?

Se você gostou do que aprendeu até aqui, e ficou interessado em uma das raças de cachorros de pequeno porte, saiba que esses animais também demandam todo o cuidado.

Passeios:

Embora eles consigam viver melhor em ambientes menores, isso não significa que os cachorros de porte pequenos não devam sair para o passeio. É preciso criar essa rotina até mesmo para evitar picos de agitação e estresse.

Saúde e higiene:

Assim como todos os outros cachorros, independentemente da raça, os cachorros de pequeno porte devem fazer visitas frequentes ao veterinário, e devem ser mantidos com as vacinas em dia.
Mas, além disso, é comum que alguns animais apresentem problemas de saúde que são mais comuns em algumas raças.

Otite é muito comum em animais mais peludos, enquanto que alguns que possuem olhos mais protuberantes podem desenvolver diferentes problemas oculares.
Consultar-se com um veterinário é essencial para que ele acompanhe a saúde e o bem-estar de seu animal. Além disso, existe a questão da tosa.

Muitos dos cachorros de pequeno porte têm pelos longos, e precisam de atenção a isso.
Manter a tosa em dia é essencial. Para quem não quer cortar o pelo do animal por completo, sempre existe a possibilidade de fazer apenas a tosa higiênica, que mantém o animal com pelos, mas deixa ele mais “arrumadinho”.

Leia também este artigos relacionados a saúde e higiene:

Qual é a raça mais inteligente de pequeno porte?

Na hora de escolher entre um dos cachorros de pequeno porte, muita gente procura raças que sejam mais fáceis de adestrar e aprender. A verdade é que os pequenos não aparecem muito no ranking de cães mais inteligentes.

Mas a exceção fica por conta do Papillon, que ocupa o 8° lugar na lista de 10 cães mais inteligentes. O Poodle também está nessa lista, mas trata-se do modelo porte médio, e não o toy.

De qualquer forma, mesmo que não demonstrem muita facilidade em aprender, esses animais são muito bonitos, e também são muito amáveis. Nada que o trabalho de um bom adestrador não possa resolver!

Se você quer ter um cãozinho, é importante conhecer sobre as raças de cachorros de pequeno porte, e com isso escolher aquele que melhor se adequá às suas expectativas!
Tenha em mente que o tamanho do cachorro não diminui em nada as suas necessidades de cuidado.

Qualquer um dos cachorros de pequeno porte precisará de cuidados médicos, alimentação adequada, carinho, passeio e etc. Seja um bom tutor, e receba todo o amor de volta.

Artigos que você vai amar:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.