GRÁTIS!

Receita de biscoito natural de maça para cães...

Que tal mimar seu cão com este delicioso biscoito?
A receita é GRÁTIS, aproveite...

Como dar banho no cachorro – Guia completo passo a passo

Como dar banho no cachorro - Guia completo passo a passo

Se você tem um cachorro, ou está pensando em dar as boas-vindas a um cachorro de estimação em sua vida, é importante que você saiba sobre higiene e cuidados com o banho. Dar banho em seu cão não só o manterá limpo e saudável, como você e sua casa também.

Treinar seu cão para que ele aprenda a aproveitar o tempo do banho para preparar diferentes áreas do corpo do seu animal de estimação, você encontrará tudo o que você precisa saber neste guia prático. Então vamos começar!

Por que banhar seu cachorro?Por que banhar seu cachorro

Banhar seu cão quando necessário é uma parte importante do cuidado geral do animal de estimação. Para cães com pele saudável e pelagem saudável, o motivo mais comum para tomar banho é remover o odor desagradável ou porque eles acumularam sujeira em seu pelo.

Os benefícios do banho podem incluir a limpeza do pelo, que ajuda a remover o pelo solto e detritos e melhora o brilho da pelagem.

Para cães com condições específicas de pele, o banho pode ser parte do plano de tratamento médico recomendado pelo veterinário.

Quantas vezes devo dar banho no cachorro?

A frequência de dar banho em seu cão irá variar entre cada cão e suas necessidades particulares. Essencialmente, os cães só devem ser banhados quando necessário.

O banho é geralmente necessário quando um cão tem um odor desagradável  ou acumulou sujeira / lama em seu pelo.

Portanto, se o seu cão cheirar normal (lembrando que a maioria dos cães tem um cheiro de cachorro saudável que não é desagradável) , então o banho provavelmente não é necessário nesse estágio.

Se os cães são banhados com muita frequência, isso pode ressecar a pele e o pelo e causar problemas. Apenas tomar banho quando for necessário deve ajudar a evitar que a pele fique ressecada devido ao banho excessivo, pois os óleos naturais da pele e do pelo não serão removidos com muita frequência.


Cães com problemas de pele podem requerer diferentes tipos de banho como parte de seu plano de tratamento, e seu veterinário pode fornecer conselhos.

Outros cães que nadam podem precisar de menos banhos, já que essa atividade pode funcionar como um banho. Lembre-se, se você permitir que o seu cão nade ocasionalmente, supervisione-o sempre e mantenha-se em águas seguras e superficiais, onde seu cão possa sempre tocar o solo.

Que tipo de shampoo usar em cachorrosQue tipo de shampoo usar em cachorros

Seu veterinário pode fornecer conselhos sobre os produtos mais adequados para o seu cão de estimação. Escolha um shampoo projetado especificamente para cães. Os cães têm pele sensível e o pH da sua pele é diferente do pH da pele humana,  shampoo para uso humano não devem ser usados ​​em cães.

Para cães com pele sensível, escolha um shampoo hipoalergênico suave. Para cães com problemas de pele, o veterinário pode indicar que tipo de shampoo ou produto usar para ajudar a tratar problemas específicos da pele.

Você também pode tentar aplicar um condicionador de enxágue hipoalergênico suave após a lavagem, para ajudar a evitar o ressecamento após a lavagem.

Teste primeiro uma pequena quantidade de produtos para garantir que não haja reação ou irritação. Se o seu cão parece irritado, fale com o seu veterinário e tente um produto diferente que não cause qualquer irritação.

Você pode gostar de ler este artigo: 6 surpreendentes benefícios do óleo de coco para cães

Onde banhar seu cão

Onde banhar seu cão

Onde banhar seu cão pode variar dependendo das circunstâncias.

Ao ar livre

Para alguns cães, pode ser mais fácil banhá-los ao ar livre, no quintal, no chão. Desta forma, os proprietários podem evitar o levantar cães de tamanho médio a grande. Isso também pode ser uma boa opção para cães que tentam pular para fora da banheira.

Alguns proprietários optam por usar uma mangueira de jardim em baixa pressão. Sempre teste a temperatura da mangueira de água como no verão a água pode ser bastante quente no início, então você precisa esperar até que refresque antes de usá-la. Se o tempo estiver mais frio, pode ser necessário usar baldes cheios de água morna e confortável, pois a água da mangueira pode estar muito fria.

Banheira no cão

Para outros cães, uma banheira ou uma cuba para cães podem ser adequadas. Observe o seu animal de estimação, se ele parecem chateados você pode querer experimentar banhos ao ar livre em vez disso.

Se você estiver usando uma banheira, sempre supervisione diretamente o seu cão e esteja presente com eles. Deixe a água correr pelo ralo para que a água não encha a banheira. Isto é importante por razões de segurança, pois os cães podem se afogar.

Usando uma mangueira de chuveiro ligado à banheira é ideal ou você pode precisar usar recipientes / baldes de água e uma concha, se você não tiver uma mangueira / chuveiro anexo. Teste a temperatura da água para se certificar de que está confortável e quente, garantindo que não esteja muito quente ou fria para que o seu cão fique feliz. Também é aconselhável usar apenas fluxo baixo e pressão de água leve.

Aplique um tapete antiderrapante no chão da banheira para evitar escorregões ou ferimentos. Isso também ajudará seu cão a se sentir mais confortável, pois os cães gostam de estar em superfícies seguras. Você também pode colocar alguns tapetes antiderrapantes ao lado da banheira e ao redor do banheiro para tornar a área geral menos escorregadia.

Serviços de banho profissional

Se você precisar de ajuda para o banho de seu cão, entre em contato com a clínica veterinária local, eles geralmente prestam serviços de banho com profissionais experientes, muitas vezes, trabalham em conjunto com clínicas veterinárias.

Treinando seu cão para aproveitar o banhoTreinando seu cão para aproveitar o banho

Passo 1:

Ensine seu cachorro a ficar confortável com o manuseio em geral, acariciando em diferentes partes do corpo. Elogie e recompense-o por estarem calmo,  permitindo que você os manipule. Vá devagar, batendo na área do peito, ombros, laterais e ao longo das costas, trabalhando gradualmente em direção a outras áreas, como cada perna. Uma vez que ele esteja confortável ​​com isso, tente levantar brevemente uma pata, uma de cada vez.

Continuar a elogiar e recompensar (por exemplo, com biscoitos para cães) para um comportamento calmo e quando o seu cão permitir o manuseamento geral. Isso fará com que seu cão reaja menos quando você tocá-lo nessas áreas durante o banho.

Passo 2:

Ao introduzir o seu cão no banho, faça-o devagar e dê-lhe muitos elogios e comida saborosa para o cão ficar calmo e tolerar o processo. Isso ajudará o seu cão a associar o banho com coisas positivas, ajudando a tornar a experiência agradável para o seu cão e mais fácil para você. Você deve estar calmo e falar com eles em um tom positivo. Isso ajudará seu cão a ficar mais relaxado. Depois da hora do banho, não se esqueça de recompensar o seu cão  para que a atividade termine com uma boa nota.

Etapa 3:

Comece apresentando o seu cão ao equipamento de banho que você vai usar, um item de cada vez, como toalhas, baldes, recipientes de shampoo e mangueiras. Pratique em pé sobre os tapetes antiderrapantes e recompense seu cão por ficar de pé. Você também pode praticar ficar pé na banheira, mas sem o uso de água, desta forma seu cão pode gradualmente se acostumar a estar na banheira. Recompense com guloseimas enquanto estiver na banheira.

Você também pode ligar a mangueira (em baixo fluxo) quando o seu cachorro estiver por perto para que eles possam ver e ouvir a água corrente. Ser introduzido às coisas relacionadas com o banho gradualmente de uma forma positiva e calma é a melhor maneira de treinar o seu cão.

Passo 4:

Antes da hora do banho, você pode tentar dar um bom passeio e, depois de um descanso ao chegar em casa, você pode tentar a hora do banho. Desta forma, o seu cão provavelmente estará um pouco cansado, tendo gasto alguma energia e, portanto, será menos provável que seja enérgico durante a hora do banho.

Dicas sobre como banhar seu cachorro

Duas coisas importantes para lembrar quando treinar seu cão para aproveitar o tempo de banho é:

Ensine seu cão a associar-se com grandes recompensas ou com as coisas que ele amam.
Leve as coisas devagar e com facilidade para que ele se sintam relaxado e confortável.

Se o seu cão se juntou à família numa idade mais avançada, os mesmos passos se aplicam: banhe-se de forma gradual, calma e paciente, e dê ao seu cão muitos elogios e recompensas ao longo do caminho, tornando a experiência de banho positiva.

Escova

Se o seu cão tiver nós ou emaranhados, pode ser uma boa ideia dar-lhes uma boa escovada e cortar os emaranhados / nós antes da hora do banho.

 Banheira de água

Molhar o pelo do seu cão trabalhando a partir do peito, pescoço, costas e nas laterais do seu cão para a cauda. Se você estiver usando uma banheira, deixe a água escorrer pelo ralo para que não encha.

Toalhinha

Evite molhar demais a área da cabeça, pois os cães são muito sensíveis nesta área. Tome cuidado para evitar os olhos, ouvidos, nariz e áreas da boca. Para muitos cães, a área geral da cabeça é melhor limpa usando-se um pano úmido.

Cotonetes

É importante evitar que a água entre nos ouvidos, pois isso pode predispor a uma infecção no ouvido.

 Shampoo para cães

Uma vez que o corpo esteja completamente úmido, aplique um pouco de shampoo para cães. Comece no peito antes de se mover gradualmente para outras áreas do corpo, certificando-se de atingir o todo o pelo.

Massagem

Massageie suavemente o shampoo na área do ombro, descendo pelas laterais do cão, pelas costas, pelas patas dianteiras, pelas patas traseiras e pela área da cauda. Uma vez que ele esteja confortável, você pode rapidamente lavar a parte de baixo (note que esta área pode ser delicada e sensível para alguns cães).

Enxaguar

Depois de lavar o seu cão, lave cuidadosamente o shampoo com os dedos para garantir que você passe pelo sub-pelo.

Condicionador

Em seguida, você pode aplicar um condicionador de cão hipoalergênico suave, repetindo o que você fez quando passou shampoo em seu cão. Dependendo do tipo de condicionador que você está usando, você pode ter que deixá-lo sentar no pelo por vários minutos antes de enxaguar completamente.

Toalha

Agora que o seu cão está banhado, você precisará ajudar a secá-lo (veja como secar seu cão logo abaixo).

Guloseimas

Lembre-se de oferecer algumas deliciosas guloseimas para recompensar o comportamento calmo, quando puder, durante toda a atividade. Também recompense no começo e no final. Quando o banho terminar, outras recompensas podem incluir novos brinquedos de morder ou jogar um jogo favorito. Isso ajudará seu cão a aprender a adorar o banho, tornando a experiência divertida e agradável para vocês dois.

Secando seu cachorroSecando seu cachorro

Enquanto os cães tendem a sacudir instintivamente o excesso de água depois de ficarem molhados, você provavelmente também precisará ajudá-los a se secar com algumas toalhas grandes e absorventes. Depois disso, a maioria dos cães pode secar-se naturalmente.

Evite usar secadores de cabelo, pois a maioria dos cães não gosta de sopro de ar e também pode ficar muito quente.

Se os secadores de cabelo forem inevitáveis, tome sempre todas as precauções de segurança. Supervisione diretamente o cão em todos os momentos, evite a área da cabeça e assegure-se de que o ar esteja sempre a uma temperatura confortável (não muito quente). O secador também deve ser colocado a uma boa distância do cão.

Você pode gostar de ler este artigo: Quais os Motivos Para Não Dar Ração Industrializada Para seu Cachorro?

Como se preparar para o banho

Se você está banhando seu cão em ambientes fechados ou ao ar livre, deve mover todo o equipamento de banho para o local desejado em uma área limpa, segura e alcançável. Enquanto você estiver organizando tudo, faça isso de forma silenciosa e calma para não assustar seu cachorro.

Se você estiver usando o banheiro, coloque o shampoo e o condicionador ao lado da mão livre (a outra mão segurará o cão). Coloque a toalha em um toalheiro, longe da água, e coloque as guloseimas em seu bolso para que você possa retirá-las quando necessário. Outras ferramentas e equipamentos devem estar ao alcance de sua mão livre, mas seguras da água. E não se esqueça de colocar o tapete antiderrapante na banheira, bem como um ao lado da banheira, para evitar que você e seu cão escorreguem e causem ferimentos.

Agora é hora de pegar seu cachorro!

Use comida saborosa e uma voz encorajadora para chamá-los para o banheiro ou para o quintal. Muita introdução prévia às coisas relacionadas com o banho de forma positiva tornará as coisas mais fáceis.

Preparando seu cão para o banhoPreparando seu cão para o banho

Por que escova seu cão?

Escovar e pentear o pelo do seu cão é uma parte importante do cuidado geral do animal de estimação. A escovação ajuda a manter o pelo do seu cão em boas condições, removendo o pelos solto e evitando os nós do pelo. A escovação também ajuda a distribuir óleos naturais e saudáveis  do pelo, promovendo um revestimento brilhante e ajudando a sujeira a escorregar do pelo. Isso também pode ajudar a reduzir a necessidade de banho e, portanto, reduzir a frequência do banho.

A escovação  ajuda a fortalecer o vínculo de relacionamento positivo entre cães e seus donos. Escovar deve ser uma experiência agradável e confortável para cães e donos.

Quantas vezes escovar seu cão

Quantas vezes a escovar seu cão dependerá de cada cão. Os cães tendem a diferir em sua necessidade de escovar por causa de seu tipo e comprimento de pelagem e também dependendo de suas atividades recentes.

Cães com pelagens curtas geralmente requerem menos escovação e higiene do que cães com pelo médio e longo, já que estas camadas mais longas podem fazer com que emaranhados,  e detritos sejam presos com mais facilidade.

Alguns cães de pelo muito curto podem não precisar da “escovação” tradicional e, para esses cães, os proprietários podem, em vez disso, tentar uma luva macia para remover suavemente o pelo solto, ocasionalmente.

Os cães devem ser escovados “conforme necessário”. Os proprietários devem monitorar a condição do pelo do cachorro, procurando por quaisquer emaranhados que indiquem que precisem de uma escova.

Como um guia geral:

Cachorros de pelos lisos e curto (por exemplo, Kelpie australiano) geralmente podem ser escovados uma vez a cada duas semanas para remover o pelo solto. Cães com pelo curtos ainda podem perder pelo às vezes, então escová-los suavemente pode ajudar a remover o pelo solto.

Cães com pelos densos e curtos (por exemplo, Husky siberiano). Estes cães geralmente podem ser escovados uma vez por semana.

Cães de pelo longo ou duplo revestimento (por exemplo, Border Collie). Estes cães geralmente podem ser escovados semanalmente para evitar nos e remover emaranhados.

Filhotes É importante que os proprietários tomem tempo para treinar gradualmente seus filhotes para se sentirem confortáveis ​​em serem manuseados e escovados em diferentes partes do corpo. Isso ajuda a facilitar a preparação e também ajuda a preparar os cães para exames físicos durante as consultas do veterinário.

Não preparar o seu cão com a frequência necessária pode influenciar a sua saúde. Nós podem piorar e a umidade que fica presa embaixo de um revestimento emaranhado e a falta de fluxo de ar podem predispor a irritação e infecção da pele. Higiene é, portanto, uma atividade preventiva.

Se o seu cão tiver muitos nos e emaranhados, você pode precisar levá-lo ao seu veterinário, que pode remover com segurança os emaranhados, pois podem ser difíceis de remover sem o uso de ferramentas especializadas. Seu veterinário também pode examinar a condição da pele embaixo e avisar se algum medicamento é necessário.

Artigos que você vai amar:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.